abril 07, 2010

A LEITURA E A APRENDIZAGEM

A aprendizagem acontece como um processo pelo qual o indivíduo adquire informações, habilidades, atitudes e valores a partir de seu contato com a realidade, com o meio ambiente e com as pessoas. Nesse sentido, a criança antes de ingressar na escola já possui o ato de ler, pois desde o seu nascimento já atribui significado a sons, gestos, cores, imagens, e odores.

Desse modo, a leitura não pode ser vista como mero ato de decodificação de sinais, mas sim como um processo de descoberta e atribuição de sentido lido. Ela é fundamental na aprendizagem. É indispensável na comunicação no mundo atual, sendo um fator preponderante na integração social. Além disso, podemos observar que parte da evolução do homem deve-se à comunicação, daí a importância da criança desenvolver uma boa leitura porque quem lê aprende mais e comunica-se melhor.

Marisa Lajolo (1994) em seu livro "Do mundo da leitura para a leitura do mundo" acentua que "... lê-se para entender o mundo, para viver melhor. Em nossa cultura, quanto mais abrangente a concepção de mundo e de vida, mais intensamente se lê, num espiral quase sem fim que pode e deve começar na escola, mas não pode (nem costuma) encerrar nela".

Entretanto, na educação atual nos deparamos constantemente com a deficiência na leitura enquanto que deveria ser uma prática circular e infinita, como também fonte de prazer e de sabedoria.

Quanto à questão do processo de formação de leitores proficientes, ou seja, capazes de desenvolver o seu senso crítico indo muito além da simples aceitação mecânica de argumentos e situações temos a figura do professor, e seu papel nesse processo de construção do conhecimento consiste em facilitar o intercâmbio entre as crianças, responder às perguntas, estimular situações favoráveis para a leitura, bem como propor situações concretas em que a criança possa desenvolver o gosto pela leitura, utilizando a imaginação e o poder crítico fazendo com que saiba ler, expressar e escrever de modo claro. Para que a concretização desse momento aconteça, primeiramente é preciso que o educador analise o processo pelo qual o aluno é introduzido no ato de ler e apresente atitudes que despertem na criança a motivação pela leitura.

Portanto, o professor é a peça principal no desenvolvimento do gosto pela leitura em seus alunos visto que ela contribui para a formação do ser humano uma vez que oferece assuntos para reflexão e experiências que possibilitam o despertar de emoções e o estabelecimento de parâmetro desencadeando a autocompreensão e a compreensão do mundo.



* Formada em Letras pela UFMS; Professora do Ensino Fundamental e Médio da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul;  Pós-Graduada em Educação Inclusiva. Formada em Educação Religiosa pelo Seminário Teológico Betel/Rl


Bibliografia Consultada: BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental – Parâmetros Curriculares Nacional: Língua Portuguesa. Brasília: MEC, 1998. FOUCAMBERT, Jean. A leitura em questão. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994. FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. São Paulo: Cortez, 1984. GERALDI, J. Wanderley. O texto na sala de aula. São Paulo: Ática, 1999. LAJOLO, Marisa. Do mundo da leitura para a leitura do mundo. São Paulo, 1994

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